data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Parte do canteiro central da Avenida Nossa Senhora das Dores (foto) foi o primeiro local a ser adotado
Seja pelo vandalismo ou pela falta de cuidado do poder público, a conservação de praças, parques e canteiros é um problema crônico de Santa Maria. Entretanto, nos últimos meses, a imagem de muitos locais tem sido alterada, principalmente na área central da cidade, e para melhor. A mudança só foi possível pela adoção desses lugares por parte da iniciativa privada. Até agora, quatro empresas são responsáveis por nove espaços públicos da cidade e, em troca, podem instalar placas de publicidade nesses espaços (veja a lista completa abaixo).
VÍDEO: dever cumprido e abraços na volta da Operação Acolhida
A parceria é feita por meio de um termo de compromisso, que é assinado em conjunto com a prefeitura. No documento, a empresa se responsabiliza pela manutenção e conservação do local adotado, seja ele um parque, largo ou canteiro central de uma rua. Entretanto, a iniciativa, que foi lançada em julho deste ano, não é pioneira. Em 2011, por exemplo, foi lançado o programa Adote uma Praça. Na época, mais de 20 empresas viabilizaram melhorias em espaços verdes situados no Calçadão e nas principais avenidas da cidade.
A secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, afirma que, embora não cuide dos espaços, a prefeitura realiza vistorias para saber se as empresas estão cumprindo o que é determinado pelo termo de adoção. Todos os anos, a prefeitura gasta R$ 2,3 milhões na conservação das áreas verdes.
Veja mais no vídeo:
- A Superintendência de Praças e Jardins é encarregada de passar nos locais e verificar se estão ocorrendo as devidas atividades que foram acordadas. Esse tipo de problema é recorrente em todos os municípios - explica a secretária.
A primeira intervenção ocorreu no canteiro central da Avenida Dores, entre a rótula da Avenida Osvaldo Cruz até a Rua Padre Caetano. A Icosaedro Construtora adotou o espaço e contratou uma empresa terceirizada para cuidá-lo, com o plantio de flores e o corte de grama.
- Víamos que o canteiro estava largado. Para nós, é uma satisfação poder cuidar um pouco da cidade, fazendo a nossa parte. A gente quer melhorar ainda mais. Além disso, conseguimos colocar nossas placas para as pessoas conhecerem a empresa. Existe essa troca - afirma o proprietário da Icosaedro, Anencir Filho.
O maior número de espaços públicos adotados é da Construtora Jobim: ao todo, são seis. O proprietário, Gustavo Jobim, ressalta a importância desse tipo de trabalho para o município.
- Já adotamos espaços desde outras administrações. Somos parceiros do município. É uma oportunidade para deixarmos a cidade mais bonita e também fazer publicidade da empresa. É uma boa iniciativa para deixar a cidade limpa e organizada, além de fazer com que o cidadão valorize os espaços e cuide deles - relata Gustavo.
Viva o Campus reuniu música e bicicletas na tarde de domingo
Nas ruas, a iniciativa é bem aceita.
- Antigamente, era feita a limpeza somente uma vez a cada dois meses. Agora, está bem mais conservado e bonito. Era para ser um serviço público, mas uma ajuda cai bem - afirma o comerciante João Américo, 52 anos, que possui uma loja em frente ao canteiro central da Avenida Dores.
BALANÇO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS ADOTADOS:
Confira a lista das empresas que adotaram cada espaço público por meio de um Termo de Compromisso de Adoção (TAC) com a prefeitura. Em troca, elas ganham a possibilidade de instalar placas de publicidade nos locais
Construtora Icosaedro
- Canteiro central da Avenida Nossa Senhora das Dores, da rótula da Osvaldo Cruz até a Rua Padre Caetano
Prize Imóveis
- Canteiro central da Avenida Presidente Vargas, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro
Construtora PH Jobim Ltda
- Canteiro central da Avenida Presidente Vargas, entre Ruas Serafim Valandro e Duque de Caxias
Construtora Jobim Ltda
- Praça do Largo Augusto Martins, na Rua Alberto Pasqualini
- Floreiras da Rua Floriano Peixoto, entre as ruas Dr. Bozano e Coronel Niederauer
- Canteiro central da Avenida Presidente Vargas, entre a Rua Floriano Peixoto e a Praça Roque Gonzales
- Canteiro central da Avenida Presidente Vargas, entre as ruas Barão do Triunfo e Visconde de Pelotas
- Canteiro central da Avenida Rio Branco, entre as ruas Venâncio Aires e dos Andradas
- Praça do Ipiranga (junto ao Masm), na Avenida Presidente Vargas
Segundo a prefeitura, há 37 outros locais que já têm empresas interessadas e estão com a assinatura de adoção confirmada. Os canteiros que estão localizados nas seguintes avenidas:
- Fernando Ferrari
- Rio Branco
- Diácono João Luiz Pozzobon
- Nossa Senhora Medianeira
- Presidente Vargas
- Dois de Novembro
- Borges de Medeiros
- Paulo Lauda
- Roraima